Wikacademia 
Os Mamíferos
Os Mamíferos

 

Os Mamíferos

Para serem agrupados na classe dos mamíferos, os animais  precisam ter:

Possuir glândulas mamárias e pêlos. Nos machos desta classe, as glândulas mamárias são atrofiadas, isso quer dizer, que não dão leite.

Os mamíferos são homeotérmicos( a temperatura de seu corpo está constante) e endotérmico ( o calor é liberado no interior do corpo ).

Nutrição

Os mamíferos possuem dentes diferentes entre si, adaptados as mais diversas formas de vida e alimentação. Geralmente possuem :

- Incisivos: para cortar

- Caninos: para furar

-  Molares e pré-molares: para triturar

Em forma ao modo de vida, os mamíferos então divididos entre si, então podemos citar exemplos:

- Carnívoros: possuem dentes caninos mais desenvolvidos

-  Herbívoros: possuem em maior quantidade dentes molares e pré-molares

-  Roedores: possuem dentes incisivos em crescimento contínuo

O Sistema digestório dos mamíferos é simples, possui: [6 & 3] boca, faringe, esôfago, estômago, intestino, anus e ainda possui [3] glândulas anexas: glândulas salivares, pâncreas e fígado.

Nos mamíferos ruminantes o estômago está dividido em 4 partes:

pança, barrete, folhoso e coagulador. O processo é o seguinte:

a comida é mastigada e é armazenada na pança, quando a qual estoura, a comida volta a boca para ser remastigada. Logo após, ela cai no barrete e passa ao folhoso onde a digestão termina. Logo após a comida é eliminada pelo coagulador.

Respiração

Todos os mamíferos possuem respiração pulmonar até os aquáticos.

( Respiração dos mamíferos aquáticos:os mamíferos aquáticos tem pulmões muito desenvolvidos,capaz de conter oxigênio durante até 90 minutos?.)

O Sistema respiratório dos mamíferos possui [6]: fossas nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios e dois pulmões ( dentro dos pulmões os brônquios terminam em bronquíolos, os quais dão em sacos microscópicos, onde ocorre a fusão da troca gasosa entre oxigênio do ar e carbônico do sangue. Esses sacos microscópicos são chamados de  alvéolos pulmonares). Nesse mesmo sistema respiratório, se encontram músculos que ajudam ainda mais na respiração dos mamíferos, se contraindo e relaxando. Um exemplo desses músculos é o diafragma. Tendo esse eficiente sistema respiratório, há a proteção contra desidratação.

Circulação e excreção

O coração dos mamíferos tem quatro cavidades, dois átrios e dois ventrículos com artérias (que levam o sangue do coração para os outros órgãos do corpo) e veias ( que trazem o sangue dos tecidos ao coração).  Os glóbulos vermelhos ou hemáceas,transportam oxigênio e gás carbônico ( em menor quantidade) para as  estruturas do corpo, as células.

A excreção dos mamíferos ou é a urina ou é o suor.

A urina é formada nos rins. Todos as substâncias tóxicas e até mesmo água são filtradas nos rins, passam nos [2] ureteres para ficarem armazenados na bexiga urinária. Quando a capacidade de conter urina da bexiga acaba, a urina é eliminada do corpo pelo uretra. Então, em resumo , o sistema urinário possui [4]: dois rins, dois ureteres, uma bexiga urinária e uma uretra.

O suor também é um modo de excreção dos mamíferos. O suor é eliminado das glândulas sudoríparas, encontradas na pele, assim faz o corpo do mamífero liberar calor.  

Reprodução

A reprodução dos mamíferos é sexuada por fecundação interna, o espermatozóide se une ao óvulo dentro da fêmea. Geralmente os mamíferos são vivíparos, o embrião se desenvolve dentro da barriga da mãe, mas existem também animais ovíparos, que botam ovos. O embrião tira oxigênio e alimento da mãe, por um órgão chamado placenta e a forma da comunicação entre o embrião e a placenta é o cordão umbilical. O embrião lança gás carbônico e resíduos na mãe, pela placenta também.

Geralmente também, o filho ( em mamíferos vivíparos ) fica no útero, sendo envolvido por uma membrana chamada âmnio e em um líquido chamado líquido amniótico e assim  há a proteção contra choques provocados pela mãe.

Sistema nervoso e a pele

Os mamíferos tem encéfalo ( união do cérebro, cerebelo, bulbo e ponte ) medula nervosa e nervos. Eles tem grande capacidade de aprendizado.

Alguns mamíferos possuem sentidos mais aguçados que outros, assim em certo ao modo de vida que levam.

- O cérebro: é muito mais desenvolvido em relação a outros animais. Conta com o sistema límbico ( responsável pelas emoções e sentimentos ).

-  O olfato: esse sentido está relacionado com o comportamento noturno dos mamíferos

- A audição: os mamíferos possuem uma orelha com três pequenos ossos.

- A visão: os mamíferos eram animais noturnos então formavam imagens sob pouca luz.

A pele dos mamíferos é composta de: pêlos, que formam uma barreira protetora contra a desidratação; glândulas sebáceas ( liberam um óleo que ajuda a impermeabilizar a pele); glândulas sudoríparas ( liberam o suor, ajudando a manter a temperatura do corpo constante); vasos sanguíneos; músculos; o epiderme; poros; nervos e uma camada de células adiposas. Na pele pode haver chifres, espinhos, etc.

Infraclasse e ordens

Prototério : é uma infraclasse que abrange os mamíferos que suas fêmeas não possuem mamilos e botam ovos.

Ordem:

monotremados: são animais ovíparos.

EX: eqdina e ornitorrinco

Metatérios: é uma infraclasse onde a placenta é pouco desenvolvida e o filhote completa seu desenvolvimento em uma bolsa chamada marsúpio.

marsupiais: possuem o marsúpio.

EX: canguru, gambá.

Eutérios: é uma infraclasse que abrange todos os mamíferos vivíparos com a placenta bem desenvolvida.

roedores: possuem 2 pares incisivos mais desenvolvidos com crescimento contínuo que precisam ser gastos.

EX: rato, castor, capivara.

logomorfos: possuem 3 pares de dentes incisivos e são adaptados ao salto.

EX: coelho, lebre

carnívoros: são mamíferos que possuem dentes caninos muito desenvolvidos.

EX: cachorro, lobo, urso

quirópteros:  são mamíferos alados.

EX: morcego

cetáceos: membros anteriores transformados em nadadeiras e os posteriores atrofiados.

EX: baleias, golfinhos

sirênios: membros anteriores transformados em nadadeiras e falta de membros posteriores

EX: peixe-boi

ungulados: presença de um casco duro nas patas.

EX: cavalos, mulas

proboscídeos: união do nariz e maximilar superior formando uma tromba.

EX: elefantes

primatas: cérebros mais desenvolvidos.

EX: macacos,humanos

desdentados: não possuem dentes ou possuem dentes menos desenvolvidos.

 





ONLINE
1


WikademiA

Todos os direitos reservados